segunda-feira, 7 de maio de 2012

Beethoven Através do Espelho - Inventio

Esta peça, escrita para a minha fiel escudeira e esposa é resultado da minha paixão inveterada pelas sinfonias de Beethoven. Decidi realizar um estudo delicado e profundo a cada uma das sinfonias e compor uma série de obras, uma para cada sinfonia. Esta primeira, que recebeu posteriormente o subtítulo “inventio”, após os meus estudos sobre retórica renascentista e barroca é o primeiro estudo para a série. A ideia da série veio de uma conversa com o colega Eduardo Avellar que compunha um obra eletroacústica sobre as sinfonias de Beethoven e de outra conversa na casa do Flo na qual ele me mostrou os esboços de uma obra que ele estava fazendo sobre trechos de sinfonias do Mahler. Junto a isso, determinados aspectos de Beethoven sempre me despertaram interesse, principalmente os trechos quase minimalistas em que repete incansavelmente acordes em suas sinfonias como se o disco estivesse riscado (acho que minha filha não deve saber o que é um disco riscado). Parti então desses trechos, presentes principalmente da sinfonia 3 e na 5, e estruturei o tape da peça tendo esses elementos como centrais, edificando um começo e um fim para isso, lembrando-me das lindas definições de Aristóteles na Poética para Começo, meio e Fim. O começo é estruturado com acordes enfáticos e iniciais de Beethoven, principalmente da terceira sinfonia, o meio centra-se no Beethoven minimalista, porém pensado como um concerto para piano e orquestra, onde o tape faz as vezes de orquestra e o fim é uma mistura do Beethoven Minimalista com uma cadência repetida inúmeras vezes. Digamos que essa peça é um estudo para a série, mas foi a minha peça mais tocada até hoje.

Detalhes do vídeo

Beethoven através do Espelho - Inventio

Peça para Piano e sons eletroacústicos Autor: Rael B. Gimenes Toffolo Pianista: Sabrina Schulz Gravada ao vivo no II Colóquio do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora da UEM (LAPPSO/UEM) em 25 de outubro de 2011 Evento realizado em Parceria com o I Festival Intercultural de Maringá e III Festival Leo Brouwer Auditório da Fundação Cultural Luzamor Maringá - PR

Site da Pianista

Site do Compositor

Site do Lappso

A partitura da obra pode ser obtida em:

Catálogo de obras do compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário