sábado, 28 de julho de 2012

Redes Harmônicas de Pousseur - implementação para uso em Live electronics

Depois de um bom tempo sem publicar, já que estou na "caverna" escrevendo o doutorado, resolvi divulgar alguns resultados práticos da pesquisa.

Para sermos breves: as redes harmônicas são uma forma de representar um determinado "espaço harmônico" a partir de um espaço tridimensional onde se dispõem eixos intervalares musicais. Tal espaço criado demonstra como se dão relações de proximidade e distanciamento entre regiões acústicas (expresso pelas notas) de uma forma muito similar aos quadros de regiões de Schoenberg. Pousseur elabora a hipótese das redes após inúmeras especulações sobre as polarizações entre as notas musicais no intuito de encontrar uma meta-gramática que pudesse fazer rimar Monteverdi com Webern, ou seja, um pólo fortemente tonal à um polo fortemente multipolar incluindo nesse percurso todas as transformações do "espaço harmônico" ocorridas entre esses dois extremos. Enfim, para uma visão menos refratária sobre o assunto, basta consultar seu "Apoteóse de Rameau - ensaio sobre a questão harmônica"
ou "Apoteóse de Schoenberg" de Flo Menezes.

O que quero partilhar aqui é a implementação computacional que fizemos da rede tanto para SuperCollider, quanto par PureData, com a ajuda mais que especial do colega computólogo Flávio Luis Schiavoni.

Para acessar o código da aplicação tanto para SuperCollider quanto para PD vá a página do projeto no SourceForge.

A documentação de uso também está disponível no site. Espero que a implementação seja útil para aqueles que se interessam pelas redes harmônicas de Pousseur e sugestões são bem vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário